segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana da árvore

Resolvi tomar parte nesta iniciativa por intermédio de um convite público feito pelo Cássio Rodrigues (até então um completo desconhecido e agora um amigo) na comunidade Campo Grande no orkut. A idéia era simples: reunir pessoas dispostas a acordar cedo no domingo para ajudar na distribuição de mudas e panfletos informativos em certos pontos da capital.

Passada a semana, acordei cedo no domingo e segui rumo ao desconhecido. Confesso que até deu vontade de ficar na cama, pois o tempo estava muito propício e afinal de contas era domingo! Uma voz na cabeça dizendo "assumiu o compromisso, vai ter que ir" me dissipou qualquer dúvida quanto ao que fazer.

Depois de tomar um bom banho, me vestir e fazer um rápido desjejum, posso dizer que a preguiça foi substituída pelo entusiasmo. Cheguei ao ponto de distribuição de mudas e mesmo não havendo placa ou qualquer outro tipo de aviso, não tive dificuldade em reconhecer aquela movimentação de pessoas como sendo aquilo que eu buscava.

Demoramos cerca de 3 horas para distribuir todas as mudas, mas nem pareceu demorar tanto. Do começo com esparsos curiosos que pararam os carros para perguntar do que se tratava até o congestionamento do final, foi tudo foi muito rápido e divertido.

Estou escrevendo este texto com o objetivo explícito de mostrar que qualquer um pode participar de iniciativas como essa, mesmo sabendo o quão manjado e pouco eficaz é fazê-lo, mas não vou desanimar e nem cair no discurso fácil de críticar quem não pode ou mesmo não quer fazer esse tipo de coisa.

Da minha parte, posso dizer que foi uma experiência muito válida e pretendo repeti-la sempre que a correria do dia a dia permitir. Não vou mudar o mundo assim. Tenho ciência de que sou uma gota num oceano, mas... o que é um oceano, senão a união de incontáveis gotas?

O poeta cubano José Martí disse certa vez que há três coisas que toda pessoa deveria fazer durante sua vida: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore.


Neste domingo, eu plantei minha árvore.

Um comentário:

Marcos Daniel Santi disse...

Bom blog também companheiro blogueiro.
Obrigado pelo comentário.
Já venho aqui para dizer que atualizei os dados referentes a atuação parlamentar dos deputados. Está disponível no blog.
Grande abraço